
Os retentores têm a função principal de reter óleos, graxas e outros tipos de fluídos, que devem ser contidos no interior de uma máquina, evitando também a entrada de impurezas do meio externo como por exemplo: terra, areia, poeira, etc.
Utilizados nos mais variados segmentos, os retentores estão presentes no dia-a-dia de todos nós. Desde carros, caminhões, ônibus, motocicletas, máquinas agrícolas, até eletrodomésticos, aviões e máquinas industriais. Praticamente tudo que se movimenta mecanicamente tem retentores, sem os quais, os rolamentos não giram o mundo.
O retentor é sempre aplicado entre duas peças que tenham um movimento relativo, por exemplo: entre um eixo que transmite um movimento e a carcaça de sustentação do mancal deste eixo (figura 1).

Ele cumpre esta função de vedação tanto na condição estática, de máquina parada, como na condição dinâmica, em movimento, e também na variedade de condições de temperatura e meio externo para as quais a máquina está projetada.
A vedação se dá pelo contato permanente que ocorre entre a aresta do lábio de vedação e o eixo da máquina. Para completar a estanqueidade com o meio externo, é preciso que haja também a vedação entre a parte externa estrutural do vedador e a carcaça.
Vedação Principal:
É o lábio do retentor que tem a função de reter o fluído quando o eixo está na condição dinâmica ou estática.
Mola: Função de compensar a carga radial exercida sobre eixo.
Vedação Auxiliar: É o guarda pó do retentor que tem a função de proteger a vedação principal da sujeira e outros elementos.
Diâmetro externo: Proporcionar a interferência entre o alojamento e o retentor. Tipos existentes:
- Com revestimento de borracha liso
- Com revestimento de borracha ondulado
- Metálico
- Metade Borracha / Metade Carcaça
- Com pintura emborrachada
Carcaça: Função de fornecer a estrutura ao retentor para suportar seu perfil e também para a montagem do alojamento
Costas: Funçao de apoio para dispositivos de montagem e como indicador do sentido da rotação
Partindo-se do lábio convencional, pode-se obter uma maior eficiência de vedaçâo adicionando-se nervuras moldadas ao ângulo de ar, que proporcionam o conhecido efeito hidrodinâmico de vedação.
Este efeito hidrodinâmico promove o refluxo ao óleo que, eventualmente, tenha ultrapassado aresta de vedação, conferindo assim ao lábio uma maior capacidade de estanqueidade, e ainda, uma maior durabilidade, por garantir uma permanente lubrificação na área de contato sob a aresta de vedação. Existem várias formas geométricas de nervuras hidrodinâmicas, cuja escolha é determinada pelas condições de aplicação do retentor.